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segunda-feira, 5 de março de 2012

Materiais Didáticos

A Coleção Cadernos de EJA foi elaborada para o ensino fundamental de jovens e adultos, da alfabetização até a 8ª série. Ela poderá também ser utilizada, integralmente ou em parte, em outras situações de ensino, como nas experiências de educação não formal, apesar de seu foco ser o ensino fundamental de jovens e adultos ofertado pelas escolas públicas. A coleção segue as orientações curriculares do CNE, organizando os componentes e conteúdos em torno de eixos temáticos e tem o trabalho como eixo geral integrador desses temas.

Os temas perpassam as áreas do conhecimento e mobilizam saberes e competências trabalhadas por diversas disciplinas do currículo. Também podem ser concebidos como "Temas Geradores", uma vez que estão inseridos no universo cultural dos educandos e permitem gerar debates que promovem uma leitura crítica da realidade “codificada” nesses temas.

A palavra-chave dessa coleção é flexibilidade. Ela é uma verdadeira ferramenta do trabalho pedagógico, pois dá liberdade ao professor para decidir o que quer ou não utilizar, em que ordem, com que finalidade. Essa flexibilidade permite que o professor, ao elaborar seu planejamento, possa inserir textos e atividades livremente enriquecendo seu dia a dia na sala de aula e a organização do processo ensino-aprendizagem.
 
Cadernos de EJA - Matéria pedagógica destinada aos 1º e 2º segmentos do ensino fundamental de EJA



Caderno Metodológico para o professor
 

 
 Caderno do aluno
  
O caderno do aluno é uma coletânea de textos de leitura escolhidos com a finalidade de despertar o interesse do aluno pela aquisição de conhecimentos por meio da leitura e da pesquisa. Dentre os gêneros de textos que podem ser encontrados na coleção, destacam-se:

• Narrativas (contos/crônicas)
• Poemas
• Letras de músicas
• Paginas da web
• Manuais de orientação
• Notícias de jornais e revistas
• Reportagens
• Histórias em quadrinhos/charges
• Receitas culinárias
• Leis e normas
• Literatura de cordel

Os cadernos podem ser lidos pelos alunos e trabalhados em sala de aula em qualquer ordem, pois a leitura de um caderno não é pré-requisito para a leitura de outro. Da mesma forma, os textos no interior de cada caderno não definem uma seqüência obrigatória de utilização. O(a) professor(a) seleciona a sequência em que os cadernos e os textos serão utilizados, com base nos assuntos que são mais relevantes para seus alunos e com base na sua própria programação.

O caderno do professor

O caderno do professor é composto por um conjunto de sugestões de atividades de todas as áreas do conhecimento, que o professor poderá usar para trabalhar os textos do caderno do aluno. Para cada caderno de textos do aluno há um caderno de atividade do professor correspondente.
No caderno do professor, as atividades são separadas por áreas do conhecimento, sempre em diálogo com o tema proposto. Elas são independentes, uma não é pré-requisito para a outra e a indicação da área não impede que uma atividade seja aplicada por um professor de área diferente da indicada. Para uma maior efetividade nesse uso, evitando que uma mesma atividade seja usada por diferentes pro­fessores, é importante um esforço de cooperação entre os professores da escola.
 
3. Emprego e Trabalho (aluno)
http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/03_cd_al.pdf

3. Emprego e Trabalho (professor)
http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/03_cd_pr.pdf


4. Economia Solidária e Trabalho (aluno)
 
4. Economia Solidária e Trabalho (professor)
http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/04_cd_pr.pdf

5. Globalização e Trabalho (aluno)

5. Globalização e Trabalho (professor)

6. Juventude e Trabalho (aluno)
 
6. Juventude e Trabalho (professor)
7. Meio Ambiente  e Trabalho (aluno)

7. Meio Ambiente  e Trabalho (professor)
9. Qualidade de Vida, Consumo e Trabalho (aluno)

9. Qualidade de Vida, Consumo e Trabalho (professor)
 
http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/09_cd_pr.pdf

10. Segurança e Saúde no Trabalho (aluno)

10. Segurança e Saúde no Trabalho (professor)

11. Trabalho no Campo (aluno)

11. Trabalho no Campo (professor)


12. Tecnologia e Trabalho (aluno)

12.Tecnologia e Trabalho (professor)

13. Tempo livre e Trabalho (aluno)

13. Tempo livre e Trabalho (professor)



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Obrigada pela visita - Cristiane Reis