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quarta-feira, 5 de março de 2014

O CURRÍCULO DE ENSINO RELIGIOSO


OS CINCO EIXOS ORGANIZADORES DO CONTEÚDO DE ENSINO RELIGIOSO 


 1Culturas e Tradições Religiosas. Trabalhar não só uma Religião, mas sim todas as religiões existentes na humanidade.

2. Teologias – Todas as Religiões tem a crença em um ser superior.

3.Textos Sagrados – Mencionar para os alunos que todas as religiões da humanidade tem o seu próprio livro Sagrado. Ex. O Budismo – Tripitake, O Islamismo – Alcorão, O Judaísmo A Tora, que é o nosso Antigo Testamento de Nossa Bíblia.

4. Ritos – Os ritos são as práticas celebrativas das Tradições Religiosas. Devemos respeitar o diferente.

5Ethos – É uma palavra de origem grego que significa caráter. São os costumes e maneiras de viver e conviver das pessoas.  


DIRETRIZES CURRICULARES DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO


CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: (DCE- P.37)

1. Paisagem Religiosa - A paisagem religiosa pode ser constituída, predominantemente, por elementos naturais (astros; montanhas; florestas; rios; grutas, etc.) ou por elementos arquitetônicos (templos; cidades sagradas; monumentos, etc.) e está, essencialmente, carregada de um valor Sagrado.

·     O que torna um lugar Sagrado é a identificação e o valor atribuído a ele, ou seja, onde ocorreram manifestações culturais religiosas. Assim, os Lugares Sagrados são simbolicamente onde o Sagrado se manifesta. Destacam-se:
¾     Lugares na natureza: rios, lagos, montanhas, grutas, cachoeiras, etc.;
¾     Lugares construídos: templos, cidades sagradas, cemitérios, etc


2. Universo Simbólico Religioso - à apreensão conceitual através da razão, pela qual concebe-se o Sagrado pelos seus predicados e reconhece-se a sua lógica simbólica. É entendido como sistema simbólico e projeção cultural.
  •      A complexa realidade que configura o Universo Simbólico Religioso tem como chave de leitura as diferentes manifestações do Sagrado no coletivo, cujas significações se sustentam em determinados símbolos religiosos que têm como função resgatar e representar as experiências das manifestações religiosas.

3.  Texto Sagrado - à tradição e à natureza do Sagrado enquanto fenômeno. Neste sentido é reconhecido através das Escrituras Sagradas, das Tradições Orais Sagradas e dos Mitos.
  •    São ensinamentos Sagrados, transmitidos de forma oral ou escrita pelas diferentes culturas religiosas, como em cantos, narrativas, poemas, orações, pinturas rupestres, tatuagens, histórias da origem de cada povo contadas pelos mais velhos, escritas cuneiformes, hierógrifos egípcios, etc. Entre eles, destacam-se os textos grafados tal como o dos Vedas, o Velho e o Novo Testamento, o Torá, o Al Corão e também os textos Sagrados das tradições orais das culturas africana e indígena.
  •   Os conteúdos Estruturantes não devem ser abordados isoladamente, pois são referências que se relacionam intensamente, contribuem para a compreensão do objeto de estudo e orientam a definição dos conteúdos básicos e específicos de cada série.  A relação do objeto de estudo com os conteúdos estruturantes pode ser apresentada conforme o seguinte esquema:


   v CONTEÚDOS BÁSICOS: (DCE- P.60-65)

1. Organizações Religiosas
· Os fundadores e/ou líderes religiosos;
· As estruturas hierárquicas.

Entre os exemplos de organizações religiosas mundiais e regionais e seus respectivos líderes estão: o budismo (Sidarta Gautama), o cristianismo (Cristo), confucionismo (Confúcio), o espiritismo (Allan Kardec), o taoísmo (Lao Tsé), etc.

2.  Lugares SagradosO que torna um lugar Sagrado é a identificação e o valor atribuído a ele, ou seja, onde ocorreram manifestações culturais religiosas. Assim, os Lugares Sagrados são simbolicamente onde o Sagrado se manifesta.

      • lugares na natureza: rios, lagos, montanhas, grutas, cachoeiras, etc.;
      • lugares construídos: templos, cidades sagradas, cemitérios, etc.
   
3. Textos Sagrados orais ou escritosSão ensinamentos Sagrados, transmitidos de forma oral ou escrita pelas diferentes culturas religiosas, como em:
  • Cantos, narrativas, poemas, orações, pinturas rupestres, tatuagens, histórias da origem de cada povo contadas pelos mais velhos, escritas cuneiformes, hierógrifos egípcios, etc.
  • Entre eles, destacam-se os textos grafados tal como o dos Vedas, o Velho e o Novo Testamento, o Torá, o Al Corão e também os textos Sagrados das tradições orais das culturas africana e indígena

4. Símbolos Religiosos
·    Os Símbolos Religiosos são linguagens que expressam sentidos, comunicam e exercem papel relevante para a vida imaginativa e para a constituição das diferentes religiões no mundo. Neste contexto, o símbolo é definido como qualquer coisa que veicule uma concepção;

·     Pode ser uma palavra, um som, um gesto, um ritual, um sonho, uma obra de arte, uma notação matemática, cores, textos e outros que podem ser trabalhados conforme os seguintes aspectos: dos ritos; dos mitos; do cotidiano

5. Temporalidade Sagrada - Pode-se trabalhar a Temporalidade Sagrada apresentando nas aulas de Ensino Religioso o evento da criação nas diversas tradições religiosas.                
· Os calendários e seus tempos Sagrados (nascimento do líder religioso, passagem de ano, datas de rituais, festas, dias da semana, calendários religiosos).

·      Entre os exemplos podemos citar o Natal (cristão), Kumba Mela (hinduísmo), Losar (passagem do ano tibetano) e outros.

6.Festas Religiosas - Festas Religiosas são os eventos organizados pelos diferentes        grupos religiosos, com objetivo da reatualização de um acontecimento primordial: 

  • confraternização, rememoração dos símbolos, períodos ou datas importantes. Entre eles, destacam-se: Peregrinações; Festas familiares; Festas nos templos; Datas comemorativas.
  • Entre os exemplos a serem apontados, estão: Festa do Dente Sagrado (budista), Ramadã (islâmica), Kuarup (indígena), Festa de Iemanjá (afro-brasileira), Pessach (judaica), Natal (cristã).

7. RitosOs ritos são um dos itens responsáveis pela construção dos espaços sagrados.  Dentre as celebrações dos rituais nem todos possuem a mesma função. Destacam-se:

        • Os ritos de passagem;
        • Os mortuários;
        • Os propiciatórios, entre outros.

8. Vida e MorteAs religiões procuram dar explicações aos seus adeptos para a vida além da morte, as respostas elaboradas nas diversas tradições e manifestações religiosas e sua relação com o Sagrado podem ser trabalhadas sob as seguintes interpretações: o sentido da vida nas tradições e manifestações religiosas; a reencarnação: além da morte, ancestralidade, espíritos dos antepassados que se tornam presentes, e outras; ressurreição; apresentação da forma como cada cultura/organização religiosa encara a questão da morte e a maneira como lidam com o culto aos mortos, finados e dias especiais para tal relação.




 v  CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:
    
     CADERNO PEDAGÓGICO - O SAGRADO NO ENSINO RELIGIOSO



 ORGANIZAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA

·      UNIDADE I: RESPEITO À DIVERSIDADE RELIGIOSA
·      UNIDADE II: LUGARES SAGRADOS
·      UNIDADE III: TEXTOS ORAIS E ESCRITOS – SAGRADOS
·      UNIDADE IV: ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS
·      UNIDADE V: UNIVERSO SIMBÓLICO RELIGIOSO
·      UNIDADE VI: RITOS
·      UNIDADE VII: FESTAS RELIGIOSAS
·      UNIDADE VIII: VIDA E MORTE

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS: Este caderno apresenta  sugestões  para  trabalhar com cada unidade dos Conteúdos Básicos e dos Conteúdos Específicos.

 Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cadernos_pedagogicos/caderno_er.pdf